Main menu

22-29 Julho | Porto
 Nanotecnologia para sensores químicos e biológicos

 

 


A SPOF atribuirá 5 bolsas para participação de estudantes Portugueses ou membros da SPOF.

Candidatura até ao dia 25 de março (enviar currículo breve por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

 

 A 9º Advanced Study Course on Optical Chemical Sensors (http://www.ascos.org) é organizada pela primeira vez em Portugal, pelo INESC Porto, tendo lugar entre 22 e 29 de Julho de 2015, nas instalações da Universidade do Porto.


O tópico deste ano dedica-se à "Nanotecnologia para sensores químicos e biológicos", versando desde os conceitos fundamentais até aos desenvolvimentos mais recentes e aplicações praticas das diferentes tecnologias de sensores óticos. A edição deste ano inclui visitas aos laboratórios e sessões especiais dedicadas à nanotecnologia que terão lugas no INL - Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia em Braga.

Como vem sendo tradição, o objectivo da escola  é reunir jovens cientistas (estudantes Doutoramento, Post Docs) de diferentes áreas do conhecimento (química, física, biologia), com um grupo de tutores que estão entre as figuras mais proeminentes na área de sensores e suas aplicações (eg. Jiri Homola - plasmonica; Laura Lechuga - microfluídica; Otto Wolfbeis - sensores químicos), num ambiente de grande interacção.

O modelo da escola inclui:

a) Palestras convidadas por especialistas de renome, cobrindo tópicos fundamentais e avançados das diversas técnicas (plasmonica, fluorescência) e suas aplicações. Os tutores são convidados a permanecer durante a duração da escola, para poderem interagir com os alunos.

b) Projectos de grupo que reúnem entre 5 a 7 estudantes de diferentes origens, que são desafiados pelos tutores a apresentarem uma solução para problemas reais. O resultado é depois apresentado perante uma plateia de avaliadores, no ultimo dia da escola.

c) Incluem-se ainda várias actividades de carácter social que constituem mais oportunidades de criar, num ambiente descontraído, uma rede de contactos internacional.

Podem ser encontrados mais detalhes nas páginas web e facebook do evento: https://www.facebook.com/ascos2015 e http://ascos.org/

Qualquer duvida pode ser esclarecida em: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.