Main menu

28 agosto e 2 setembro 2022

Criada em 2005, a Escola de Verão de Física introduziu uma nova maneira de fazer divulgação científica. Os melhores estudantes do secundário são desafiados a passar uma semana em trabalho intenso, assistindo a cursos, a palestras e desenvolvendo um projecto científico sob a supervisão de jovens investigadores.

 

 

 

 


Porquê a Física?

A Física é uma disciplina com uma maneira muito particular de pensar e de fazer; o mundo concreto da nossa experiência, do nosso quotidiano, da nossa tecnologia exprime-se através de leis e conceitos abstractos. Os Físicos exercem a sua actividade neste diálogo permanente entre a acção e o pensamento e criam por isso um abordagem muito particular aos problemas, que vão desde a investigação das leis fundamentais da natureza, até à criação e desenvolvimento de novas tecnologias, da electrónica à medicina.

Porquê esta Escola?
A escola proporciona uma experiência do que é ser Físico ou Engenheiro Físico. Os cursos avançados de Relatividade, Astrofísica e Mecânica Quântica e Nanotecnologias estimulam a compreensão de conceitos novos e a reflexão crítica sobre nossa percepção (convencional) da realidade; os projectos colocam os estudantes perante problemas concretos, que precisam de perceber, que só conseguem resolver em equipa, e cuja solução tem de ser apresentada antes do final da Escola.

Para quem?
Estudantes do secundário, (com prioridade para o 11º ano) com interesse pela Ciência. Em edições anteriores acolhemos estudantes de todo o país (Continente e Ilhas), dos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, Macau, da Galiza e do Brasil. Este ano encorajamos a participação de estudantes das Comunidades Portuguesas do Estrangeiro.